quarta-feira, 23 de março de 2011

Os Beneficios da pratica de Atividade Fisica para cardiopatas

A atividade fisica é um fator importante na prevenção, bem como no tratamento das varias doenças cardiacas (Polock e Wilmark, 1993). A inatividade fisica tem sido considerada um fator de risco importante das doenças cardiacas. Individuos com doenças cardiacas, que praticam atividade fisica apresentam menor número de eventos pós-operatorio e de reinternações hospitalares, alem de reduçao da mortalidade (Charlson, Isom, 2003).
A pratica regular de atividade fisica ou mesmo um estilo de vida mais ativo tem mostrado ser um meio de proteção contra a ocorrencia de doenças cardiacas, reduzindo a mortalidade (Negrão e Barreto, 2005).
As doenças cardiacas ou cardiovasculares são representadas por: doença arterial coronáriana, hipertensão arterial, acidente vascular cerebral, insuficiencia cardiaca congestiva, doença vascular periferica, as cardiopatias congenitas, as valvulopatias e a doença reumatica do coração; e suas repercussões são as principais causas de morte precoce na idade adulta (Rosenttul, faria e Meirelles, 2005).
No casa de sobrevida, o individuo tem o seu condicionamento fisico depreciado, os exemplos são:
  • aumento de frequencia cardiaca (FC);
  • diminuição do VO2 (volume de Oxigenio);
  • irregularidade da pressão arterial (PA).
A atividade fisica supervisionada aplicada aos cardiopatas é ua estrategia para reorganizar os sistemas citados e aumentar a sobrevida em 20-30% e que por sua vez, traz efeitos beneficos restabelicendo assim as funções hemodinamicas, permitindo ao cardiopata voltar as suas atividades, assim como ajudar a não reincidencia de eventos cardiacos. Dados comprovados por Santos 2006, que mostra uma reduçao de peso, controle da pressao arterial e melhora no colesterol em praticantes de atividades fisica com cardiopatia.
Em soma os exercicios fisicos reduzem a frequencia cardiaca submaxima, aumenta a capacidade aerobica durante esforço, entre outras, mas isso depende muito da frequencia do aluno aos treinos, das suas caracteristicas e tambem ao tempo que os mesmos praticam a atividade. Tudo isso faz parte fundamental para um envelhecimento saudavel e com qualidade.


Carolina Fernandes Camelo

Um comentário:

  1. obrigado, era o que estava precisando, só cuidado com erros ortográficos, que está cheio.

    ResponderExcluir