quarta-feira, 18 de agosto de 2010

A CAPACIDAE FUNCIONAL FISIOLÓGICA E SUA INFLUÊNCIAM O DESEMPENHO NAS PROVAS DA NATAÇÃO

A capacidade funcional fisiológica é definida como a condição para a performance das tarefas físicas diárias da vida e a facilidade com que essas tarefas podem ser executadas, sabemos que isso diminui com o avançar da idade mesmo em adultos saudáveis. O declínio da capacidade funcional fisiológica com o avançar da idade é atribuído no coletivo com a redução do cardiovascular, respiratório, metabólico, e funções neuromuscular.
Entre essas reduções com o avançar da idade podemos citar a potencia anaeróbia que é o fator determinante nas provas de 50 metros e o consumo máximo de oxigênio que contribui para o sucesso nas provas de longa duração.
Fatores fisiológicos como a capacidade do organismo em suportar a lactose intramuscular, recrutamento de fibras do tipo II, atividade das enzimas, concentração dos substratos (ATP,CP, glicogênio), grau de mobilização dos substratos (adrenalina e noradrenalina) são outros que podem determinar o desempenho. O metabolismo anaeróbico em músculos esqueléticos ativos ocorre quando a demanda de energia excede a taxa de suprimento por meio de metabolismo aeróbico. Isto ocorre mais freqüentemente no início do exercício e durante períodos de alta intensidade. O produto final metabólico da glicólise anaeróbica é o lactato e a mensuração de seu acúmulo no sangue é, muitas vezes, usada como um indicador da quantidade de metabolismo anaeróbico que ocorreu durante o exercício. O lactato dissocia-se em íons de hidrogênio, aumentando a acidez das células musculares e do sangue, causando hiperventilação e, em altos níveis, a fadiga. Sendo que a fadiga pouco influência as provas de velocidades e é um fator importante nas provas de longa distancia.
Os gastos energéticos, medidos pelo consumo de oxigênio aumentam linearmente em função da velocidade, apesar do fato da resistência ao movimento através da água aumentar com o quadrado da velocidade. Há grandes diferenças no custo energético dependendo do estilo do nado e do nível de habilidade do nadador. Essas diferenças tornam difícil a previsão do gasto energético da natação, mas, de forma geral, o custo em energia da natação de uma dada distância é de aproximadamente quatro vezes o custo da corrida da mesma distância.

Nenhum comentário:

Postar um comentário