terça-feira, 17 de agosto de 2010

Motivos de início e abandono da prática esportiva

O crescimento do esporte se faz cada vez mais presente dentro de um contexto socioeconômico mundial e as interações entre os aspectos que tangem o esporte, como técnico, tático, físico e psicológico, ganham mais importância no pensamento de treinadores e demais profissionais envolvidos. Trabalhar estes aspectos da forma mais equilibrada possível torna-se um fator fundamental para que o máximo rendimento dos atletas seja alcançado com sucesso.
Desde o início dos anos 1970, estudos têm sido realizados para tentar identificar os principais aspectos que levam um individuo a começar e permanecer em uma prática esportiva. A necessidade da realização desses estudos tornou-se maior à medida que os profissionais envolvidos com equipes esportivas ou praticas de atividade física começaram a criar programas de treinamento que pudessem suprir os motivos pelos quais os
indivíduos tinham se iniciado nestas práticas.
Os motivos que levam jovens a praticar, permanecer, modificar e abandonar o esporte são objetos de investigações na área de Educação Física e da Psicologia do Esporte e os estudos indicam diferenças entre os motivos que levam as pessoas a praticar e a abandonar esportes coletivos ou individuais.
De uma forma geral, os principais motivos que levam um indivíduo a se iniciar em uma prática esportiva são:
diversão, ocupação do tempo livre, auto-superação e entrar em forma. Em relação ao abandono, os motivos que mais se destacam são: pressão dos pais ou treinadores, lesões e excesso de responsabilidades com as competições. O treinamento excessivo é outro fator que pode levar os praticantes de atividades físicas a abandonar ou mudar a prática.
Diferenças quanto ao sexo, tipo de esporte (individual ou coletivo) e idade, relacionadas ao início e abandono da prática esportiva foram encontradas em alguns estudos, mostrando como essas variáveis podem ser importantes no processo motivacional da prática esportiva. No entanto, alguns autores têm assinalado a falta de uma visão global em estudos de motivação no contexto esportivo, entendendo a mesma como uma forma de análise para todo o processo de prática esportiva desde seu começo até seu abandono. Vários estudos mostram, ainda, diversas diferenças relacionadas aos motivos que influem na adesão (e manutenção) a programas de treinamento e atividades físicas, ligando esses motivos a formas de estimulações psicofísicas apropriadas para determinado momento da vida esportiva. Desta forma, levar em consideração nível e tempo de prática, idade, sexo e condições sócio-culturais, torna-se importante para que a prática esportiva seja continuada e o abandono precoce evitado.

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