quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Velocidade vs Esforço

Natação é um esporte simples. Salta, nada de uma extremidade a outra antes de qualquer um.
Em uma analise básica, é um esporte de velocidade. Velocidade é o elemento crucial no esporte. O nadador que nada mais rápido, vence a competição.
Mas isso é uma realidade simples? Nos sabemos quando fazemos a analise biomecânica em campeonatos com os melhores nadadores do mundo, o mais rápido nunca vence. As vezes o nadador mais rápido (aquele que atinge a velocidade mais alta) perde a prova porque tem habilidades inferiores como saídas, viradas e chegadas. Nos sabemos que as vezes o nadador mais rápido não vence porque eles não estavam mentalmente focados em sua tarefa.
Entretanto no final, técnica, condicionamento, atitude mental, flexibilidade e outros elementos do esporte vão nos levar a uma pergunta ... quanto veloz você tem que nadar?
O que é nadar veloz? Técnicamente é a velocidade que seus movimentos corporais atravessam a água.
Se pedirmos para uma criança pequena nadar rápido, ela irá atirar seus braços e suas pernas com muito esforço porem sem muita velocidade. Elas rangem os dentes, pegam o ar e batem suas mãos e pernas como se tivessem brigando com a água.
Há diferença entre esforço e velocidade.
Grandes nadadores dizem que quando eles experimentam a real velocidade, eles sentem um pouco de esforço.
Em outras ocasiões, nadadores dizem que se sentem pesados, lentos e preguiçosos, mostrando sua coragem e dizendo que deram 100%, porem com tempos lentos.
Qual a diferença entre esforço e velocidade?
Velocidade e ralaxamento parecem estar de uma maneira ligados. Parece estranho, mas muitos esportes onde a excelência é medida em termos de quão rápido um atleta pode se mover, o campeão sempre diz que os seus melhores desempenhos vieram quando se encontravam relaxados.
Carl Lewis foi um invencível atleta que compreendeu a velocidade mais do que qualquer um. Quando questionados sobre o sucesso de Lewis, seu treinador dizia, "o mais rápido que pode, o mais relaxado que puder".

Nenhum comentário:

Postar um comentário