domingo, 15 de agosto de 2010

Frequência de braçada e distância percorrida por braçada na natação

A técnica é um dos elementos que influenciam na performance. Como parâmetros de técnica usamos a frequência de braçada e comprimento e braçada, alem do índice de braçada. Em todos os estilos de braçadas, usados na natação, as características da braçada do nadador podem ser facilmente medidas através da freqüência de braçada e da distância percorrida por braçada. A velocidade média (Vm) é o produto da Frequência de braçada com a distância percorrida por braçada. Essas características e suas relações básicas têm sido estudadas principalmente em nadadores habilidosos. A variação na velocidade ocorre pela combinação de aumentos e/ou diminuições na Frequência de braçada  e distância percorrida por braçada. A relação entre Frequência de braçada  e distância percorrida por braçada é tal, que valores máximos ou mínimos de qualquer dessas variáveis irão gerar tempos mais lentos, entretanto, as velocidades máximas resultam de uma combinação ideal entre elas. Tem sido mostrado, na literatura, que esses índices são de grande utilidade para detectar alterações decorrentes do treinamento aeróbico, como indicador da eficiência propulsiva e melhora da habilidade técnica. Esses fatos conduziram à procura de procedimentos e indicadores simplificados, que fossem significativamente correlacionados com o nível de adequação mecânica da técnica de nado. Um desses indicadores, o índice de braçada, é o produto da multiplicação entre a Velocidade media de nado e a Dbr. Este índice tem grande utilidade para medir a habilidade técnica do nadador e apresenta a vantagem de neutralizar o efeito da velocidade. Assume-se que, quanto mais elevado for o IB, mais adequada, mecânicamente, será a técnica utilizada, e o nadador que apresentar para uma mesma velocidade de deslocamento uma maior Dbr e, consequentemente, menor Fbr, será mais eficiente.
Em pesquisa feita com 16 atletas chegaram aos seguintes números:

Percebe-se que a frequência de braçada (roxo) e a distancia por braçada percorrida (vermelho) são linhas que invertem suas posicões de acordo com o aumento da metragem. A frenquencia de braçada diminui conforme a metragem aumenta e a distancia por braçada percorrida aumenta com as provas mais longas. Com base nesses dados devemos ajustar a técnica de acordo com a especialidade de cada atleta.

Um comentário:

  1. Quantos metros eu percorro e uma braçada completa, tenho 1,85 de altura. Nado em uma piscina pequena com auxílio de uma cinta, nado estático.

    ResponderExcluir