segunda-feira, 23 de agosto de 2010

TEMPO DE REACÃO DO BLOCO DE PARTIDA E SUA RELACÃO HOMEM X MULHER

A saída do bloco é um fator importante para natação, diversos estudos compravam que, apesar de breve, a saída é fundamental para um bom desempenho em competições. O nadador com a melhor saída tem duas vantagens: (1) o fator psicológico de estar na frente na prova; e (2) o fator de estar nadando em águas mais calmas, o que aumenta a eficácia da braçada. A saída compreende a 11% do tempo total da prova dos 50 metros livre, sendo que a porcentagem do tempo total prova corresponde à saída, diminui à medida que se aumenta à distância percorrida.

Diversos estudos abordam a análise de variáveis intervenientes na saída do bloco: tempo de reação, de impulsão e de bloco; força vertical, horizontal e resultante; ângulo de saída do bloco e de entrada na água; distância de vôo, etc. Procuraram analisar as variáveis da saída do bloco: tempo de bloco (TB), Pico Máximo de Força Vertical (PMv) e Pico Máximo de Força Horizontal (PMh), Ângulo de saída do bloco (AS), Ângulo de entrada na água (AE) e Distância de vôo (DV). O comportamento de cada variável investigada no estudo, quando da utilização de diferentes técnicas de saída - agarre e atletismo (track start), e da realização de diferentes nados - livre, borboleta e peito, é discutido em seguida.

No ultimo pan pacifico que aconteceu nos Estados Unidos chegamos ao seguintes valores:

Concluiu-se que os homens são em media 5,4% mais rápidos que as mulheres. Foi observado também que quanto mais curta a distancia, maior é a velocidade que os nadadores saem do bloco de partida. Alem disso os nadadores do nado costas foram os que apresentaram o tempo de reação mais rapido tanto para o masculino quanto para o feminino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário